sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nomes bíblicos corretos.

Oi gente. Então, hoje eu tive uma curiosidade muito grande, sobre os nomes bíblicos. Vi num livro americano, que lá, os nomes como Davi, Noé, Paulo, entre outros nomes não eram como aqui. E sim, Paul, Nohan entre outros... E decidi pesquisar sobre isso.
Percebi então que os nomes, nem nossos nem dos americanos eram os corretos. Porque eles falavam naquele local, não em português, ou inglês. E sim em hebraico.
O primeiro nome que fui procurar por curiosidade foi de Jesus Cristo.



Jesus Cristo - ישוע/ יֵשׁוּעַ - Yeshua Ha'Maschiach


O nome original de Paulo era "Saulo" (em hebraico: שָׁאוּל- Sha'ul; tiberiano: Šāʼûl - "o que se pediu, o que se orou por" e traduzido em grego antigo: Σαούλ - Saul - ou Σαῦλος - Saulos) , nome que divide com o bíblico Rei Saul, um outro benjaminita e primeiro rei de Israel, que foi sucedido pelo Rei Davi, da tribo de Judá . Segundo suas próprias palavras, era um fariseu.
O uso de "Paulo" (em grego: Παῦλος - Paulos; em latim: Paulus ou Paullus - "baixo"; "curto" )

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_de_Tarso#Nomes

Os nomes Tiago e Jaime derivam indirectamente do latim Iacobus, por sua vez uma latinização do nome hebraico Jacob (aportuguesado em "Jacó").
Tiago é, na verdade, uma corruptela da outra versão portuguesa de Ya'acov que é Iago. O nome Tiago surgiu da aglutinação de dois elementos Santo e Iago que produziu Santiago. Por sua vez, ao se separar novamente a palavraSanto, surgiu uma corruptela que depois viria a se tornar o nome Tiago.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Thiago



Mateus Evangelista (מתי/מתתיהו, "Dom de Javé" ou "Presente de Deus", hebraico padrão e vocalização de Tibérias: Mattay ou Mattiyahu; grego da Septuaginta Ματθαιος, Matthaios; grego moderno: Ματθαίος, Matthaíos)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mateus_(evangelista)



Judas Iscariotes (em hebraico יהודה איש־קריות, Yehudhah ish Qeryoth; em grego bíblico Iouda Iskariôth1 ou Iouda Iskariotes2 ) Judas, em grego Ioudas, é uma helenização do nome hebraico Judá (יהודה, Yehûdâh, palavra que significa "abençoado" ou "louvado"),

http://pt.wikipedia.org/wiki/Judas


Adão (hebraico: אָדָם, "Homem"; árabe: آدم; ge'ez: አዳም).
 Eva' (hebraico: חַוָּה, Ḥavva, "Vivente"; árabe: حواء, Hawwaa; Ge'ez:( ሕይዋን, Hiywan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário