segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um filme que me ensinou a não julgar as atitudes erradas




As vezes agente fica com tanta raiva de pessoas que tem uma ignorância por algum assunto e acabam tendo um pré-conceito sobre esses assuntos que elas não entendem, e nem querem entender.
Eu acho tão difícil eu julgar um assunto que não conheço.
E o pior que tem pessoas que demonstram ser tão inteligentes mas acabam falando coisas sem pensar primeiro. Coisas que até eu que não sou grande pensador, penso primeiro antes de falar, de julgar.
Penso que cada pessoa tem seu direito de fazer o que quer, mas seu limite termina quando começa o do outro. Mas muitos pensam que a pessoa está invadindo seus limites quando não estão.
Mas o que é certo? O que é errado?


Ontem eu vi um filme chamado "O dilema". É um filme que fala de um casal de amigos. E um dos homens descobre que a mulher de seu amigo está traindo ele.



O rapaz fica maluco e tudo para contar para o melhor amigo. Mas ai ele não tem coragem. E o que ele faz?
Ele vai até a Winona Ryder e fala para ela que viu ela com outro cara que não é o seu melhor amigo. 

O Dilema : foto Kevin James, Vince Vaughn

Ela então lhe conta que começou a sair com outro porque o marido frequenta uma casa de massagens e faz algo além de massagem naquele lugar. 
O amigo então segue ele e percebe que de verdade ele fazia isso. 
E eu pensei: O que eu faria nessa situação?
Eu a primeira coisa que eu ia ver é que julgar a mulher por uma traição foi errado. Que não era eu que deveria saber se ela está errada ou não. E deveria deixar ela viver a vida dela. E meu amigo a dele. Lógico. Tentaria dar conselhos para ajuda-los. No caso daria conselhos para meu amigo dar mais importancia para o relacionamento dele e largar de ir nesses tipos de lugar. É logico sem mencionar que vi ele numa casa de massagem. 
Mas não o cara faz é perseguir a mulher de seu melhor amigo até ela contar na frente de todos que traia o marido. E o amigo dele? Como que ficou? Falou de suas idas a lugares que não deveria? Não. Ele julgou a mulher... na verdade todos julgaram a Winona Ryder e o amigo saiu de boa. 

O Dilema : foto Kevin James

Quero dizer que ele não precisava receber um castigo. Mas esse filme deveria ter um ensinamento de não julgar os outros pelas suas atitudes.  Mas não. Não teve nada. 
O cara ficou sozinho e feliz porque acertou uma bola de roquei num buraco. 
Mas vendo pelo lado bom desse filme me ensinou algo muito sério. Que eu pelo menos vi que não devo julgar as atitudes dos outros sendo errada ou certa. Porque sempre tem algo por trás. Ninguém sabe tudo que acontece na vida da outra pessoa. E não podemos falar se ela é certa ou errada, porque não sabemos como agiríamos na situação dessa pessoa. 
É... então não posso julgar a atitude que o personagem principal teve em julgar as atitudes da Winona Ryder. Porque é meu melhor amigo que foi traído. As vezes, na situação do personagem principal da história também opacaria o mau que ele fazia para ver só o mau que a esposa dele faz. 
É tão complicado julgar não é? Agente não sabe como agiria na situação de quem estamos julgando.

O Dilema : foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário